segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Festa de aniversário sem glúten, é possível?

Infelizmente, encontrar profissionais de catering para festas capazes de preparar menus apropriados para celíacos ainda não é tão fácil quanto parece. Ainda assim, algumas empresas de catering de festas em Lisboa já estão familiarizadas com opções sem glúten e já sabem como prevenir a contaminação cruzada, pelo que se torna um pouco mais fácil organizar festas de aniversário sem glúten. Mas para quem está com falta de ideias, aqui ficam algumas dicas!



Vire-se para a América Latina.

O trigo e o centeio são cereais cultivados maioritariamente na Europa. As civilizações americanas domesticaram sobretudo o milho e a quinoa, algo que a culinária da América Latina ainda hoje reflecte. Portanto, fale com a sua empresa de catering de festas sobre juntar à ementa “street food” internacional como as tortilhas de milho (semelhantes aos wraps) e os tacos mexicanos ou as arepas venezuelanas. De certeza que vão apimentar o menu, literalmente!



Surpreenda diversos vegetais e tubérculos.

Sabe qual é a terceira maior fonte de hidratos de carbono nos trópicos? Talvez fique surpreendido ao descobrir que é a mandioca, atrás do arroz (a maior fonte de hidratos de carbono em todo o mundo) e do milho. O que têm todos estes alimentos em comum? São isentos de glúten. Há dezenas de receitas por experimentar com mandioca, inhame e batata-doce, que podem servir como chips ou acompanhamento principal.



Para a sobremesa, aposte nos frutos secos.

É muito provável que o mais difícil seja encontrar profissionais de catering para festas capazes de fazer um bolo sem glúten. A solução pode estar nos frutos secos, nomeadamente na farinha de amêndoa (amêndoa triturada). Podemos encontrar sobremesas com farinha de amêndoa em alguns países mediterrâneos, e a famosa chef Nigella Lawson já partilhou duas da sua herança judaica sefardita - bolo de tangerina com farinha de amêndoas e bolo de chocolate com farinha de amêndoa. Peça à empresa de catering para arriscar!


Se ainda está à procura de uma empresas de catering em Lisboa capaz de abraçar o desafio de uma festa de aniversário sem glúten, procure na Fixando. A plataforma já tem dezenas de fornecedores registados e vale a pena tentar a sua sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário