segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O que é a dieta cetogénica?





A dieta cetogénica (mais conhecida como “keto”) é uma dieta baixa em hidratos de carbono, moderada em proteínas e rica em gordura. Se comer gorduras lhe parece estranho, continue connosco para perceber como funciona a dieta cetogénica.


Como funciona a dieta cetogénica?


A dieta keto tenta induzir um estado de cetose. Quando o corpo entra em cetose – devido à falta de hidratos de carbono – começa a usar as gorduras como “combustível”. Muitas pessoas que seguem um dieta cetogénica precisam de ter atenção ao nível de corpos cetónicos no sangue e algumas fazem análises com um aparelho próprio (Freestyle Neo) ao longo do dia.


Quais são os alimentos permitidos numa dieta cetogénica?


Todo o tipo de saladas (rúcula, agrião, alface, espinafres, chicória) e legumes de folha verde, alho, legumes brancos (nabo, couve-flor, espargos), azeite, ghee ou manteiga, óleo de coco, óleo de abacate, abacate, coco, limão, frutos secos, vísceras e miúdos, queijo de cabra, ovos, peixes gordos (salmão, sardinhas, cavala) e carne.


Quais são os alimentos eliminados na dieta cetogénica?


Todos os alimentos ricos em açúcar e hidratos de carbono. Isto inclui a maioria das frutas (à excepção do abacate, do coco e do limão), tubérculos (batata, batata doce, mandioca, inhame, pastinaca), trigo (inclui pão e massas), aveia, arroz, quinoa, milho, trigo sarraceno, leguminosas, gorduras hidrogenadas e álcool.


Quais são os benefícios de uma dieta cetogénica?


A dieta keto é muito eficaz para perder peso, reduzir o acne e o risco de cancro. Também há quem defenda que é benéfica para pessoas com certas doenças, como epilepsia.


Quais são as contraindicações da dieta cetogénica?


No entanto, a dieta keto também tem muitas contraindicações. O excesso de corpos cetónicos no corpo pode fazer com que se sinta mal, com náuseas, vómitos e sensação de fraqueza. Nas mulheres, também pode causar alterações hormonais que se traduzem em TPMs mais drásticas e outras mudanças menstruais. Além disso, entrar em cetose acentuada é uma urgência que exige cuidados médicos.

 

Contacte um nutricionista online ou um nutricionista perto de si para retirar todas as dúvidas e obter um plano personalizado!

Sem comentários:

Enviar um comentário